segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Americanização. Será que nos falta tanta criatividade assim?

Não é muito difícil que vejamos pelas ruas, lojas com nomes 100% americanizados, como World alguma coisa, Magic num sei o que e etc., além dos casos de liquidação que são colados adesivos nas vitrines como 50% OFF por exemplo.

Não sei se eu é quem sou patriota demais, ou se isso é realmente uma idiotice. Babaquice da mais pura.

Nunca fui aos EUA ou sequer ao Paraguai. Mas tenho diversos amigos que já cruzaram as fronteiras e trazem suas histórias. Na maioria delas, brasileiro é motivo de chacota, ou de xenofobia. Além do mais, se assistirmos qualquer seriado ou filme, quando o Brasil é citado, geralmente é associado à sexo, prostituição, pobreza, doenças e etc., junto obviamente, com nossos vizinhos sulamericanos.

Por que então devemos insistir nessa palhaçada de americanizar aquilo que é nosso?

Se quer ter algo “chique”, faça um bom trabalho, seja criativo, que aliás, é um dos dons do brasileiro, isso sim, digno de louvor patriótico.

Indo ao trabalho hoje, vi no centro de Franca (SP), diversas lojinhas, que estão queimando seus estoques de agasalhos com o fim do inverno, e pelo menos 50% delas apresentavam em suas vitrines, adesivos grandes e vermelhos, escritos OFF, ou OFF Price.


Não sou nenhum professor de inglês, muito pelo contrário, de inglês eu só não passo fome, mas será que esses empresários conhecem seus clientes? Acredito que não. Nessas lojas, nota-se que a maioria dos produtos são de baixo valor, além do perfil das lojas serem voltadas ao publico C para baixo. Será que elas pensam que um cliente desses entende o que quer dizer OFF? Garanto sem medo de errar: para eles, o único OFF que eles conhecem é botão do micro system que eles compraram no crediário em 24 prestações para ouvir seu “funk d’ahora”.

Americano, meus amigos, tem certeza que Buenos Aires é a capital do Brasil, e que a Amazônia é a floresta tropical deles.

E se você duvida, cuidado, hora dessas você pode ser seqüestrado por um grupo de soldados Delta, levado para uma prisão no leste europeu ou em Cuba, e depois de muita tortura, você vai concordar que tudo isso é verdade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário